15 de julho

12/07/24 às 16h40 - Atualizado em 15/07/24 às 16h14

Benefícios das BRT e mobilidade mais rápida e confortável

BRT (Bus Rapid Transit) termo do inglês que significa ônibus de trânsito rápido utilizado para sistemas de transporte urbano, sendo o foco de melhorias na infraestrutura, em que proporcionam qualidade de serviço mais atrativa. A implementação do BRT é uma espécie de corredor exclusivo para ônibus. O objetivo principal do BRT é a melhor mobilidade das grandes cidades trazendo redução de congestionamentos, o mesmo gera emprego e renda para a população.

Características que definem o que é um BRT são a infraestrutura segregada com exclusividade de circulação, alinhamento das faixas de ônibus, especialmente no canteiro central, cobrança da tarifa fora do ônibus, embarque em nível e tratamento das interseções. Além de conter benefícios econômicos e consideráveis impactos ambientais positivos.

No dia 04 de julho de 2024 foi realizado um debate na Comissão de Infraestrutura (CI) sobre a implementação do sistema de BRT ligando Luziânia, Brasília e o contorno de Goiânia, traçando o eixo sul ao eixo norte, com recursos previstos no novo programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Na referida audiência, o senador Jorge Kajuru afirma que: “A implementação desses projetos é crucial para a mobilidade urbana, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos de Goiás e do Distrito Federal”. Ressaltando os benefícios e mostrando a importância da adoção do transporte público mais digno e eficiente para que possa fornecer bem-estar social e uma melhor locomoção da sociedade.

O administrador de Santa Maria DF, Josiel França, participou da audiência pública interativa da Comissão de Serviços de Infraestrutura. Na oportunidade o administrador enfatizou a importância deste investimento que beneficiará a população de Santa Maria, de todo o Distrito Federal e do Entorno.

Josiel, em sua fala, agradeceu ao Governo do Distrito Federal e a todos os envolvidos, não somente pela referida implementação, mas também por todas as obras que beneficiam a mobilidade em Santa Maria, em especial a obra de construção da Marginal na BR-040 e a futura ampliação do BRT SUL.

gallery