15 de julho

23/05/24 às 11h27 - Atualizado em 15/07/24 às 16h14

O DF Livre de Carcaças é uma ação contínua de retirada de veículos abandonados por todo o Distrito Federal.

Essas carcaças, podem causar transtornos na segurança pública e na saúde da população com malefícios tais como: acúmulo de água que causam foco de aedes aegypti, moradia de insetos ou roedores, esconderijo de produtos de furto, drogas ilícitas e até mesmo de elementos mal intencionados.
Em Santa Maria, são integrantes da ação, representantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), DF Legal, Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental e Administração Regional.

As operações foram iniciadas na manhã de hoje (23) e seguirão um cronograma já pré-estabelecido.

A população também pode participar, informando os locais em que se encontram veículos abandonados. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail dflivredecarcacas@ssp.df.gov.br. No contato, é importante informar o endereço dos veículos, ponto de referência e, se possível, enviar fotos. As informações também podem ser encaminhadas por meio da Ouvidoria do GDF, pelo site Participa DF ou pelo número 162, e pessoalmente na própria Administração Regional.
O principal objetivo da ação não é apenas remover veículos ao depósito do Detran, mas sim conscientizar a população de que não abandone carcaças em via pública. Aqui em Santa Maria, equipes da Administração Regional têm feito o trabalho de sensibilização da comunidade, alertando proprietários da importância desse trabalho em prol de uma cidade mais limpa e segura.