4/04/24 às 12h27 - Atualizado em 5/04/24 às 1h28

Inaugurado mais um Centro de Educação da primeira Infância em Santa Maria

Santa Maria acaba de ser beneficiada com mais uma unidade do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi). Batizada de Rosa do Campo, a nova creche fica na quadra 201 e foi inaugurada nesta quarta-feira (3) pelo governador Ibaneis Rocha. A construção da estrutura que vai abrigar, em tempo integral, 200 crianças de até 6 anos no ensino infantil, do berçário à pré-escola. As aulas estão previstas para começar na segunda-feira (8).

“Creche no DF ainda é um problema porque nós recebemos [o governo] com 24 mil crianças na fila. Hoje nós temos menos de seis mil e esperamos zerar esse déficit até o final do governo”, afirmou Ibaneis Rocha. “Com isso, a gente dá dignidade às mulheres, que têm um local para colocar as crianças e podem ir trabalhar para ajudar na renda familiar”, completou.  A construção visa atender uma demanda da cidade. Até 2019, o DF tinha 24 mil crianças aguardando na fila. “Nós vamos conseguir atender aproximadamente 200 crianças. Estamos muito felizes com mais essa entrega. A fila está a cada dia menor. Com os novos Cepis que vamos entregar chegaremos bem perto de zerar esses números”, afirmou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Em uma estrutura de 1.311,97 m², o projeto segue os parâmetros do programa Pró-infância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com 10 salas de aula, refeitório, pátio coberto e descoberto, banheiros, salas administrativas e multiúso, acessibilidade, estacionamento e guarita. Atualmente está em execução outro Cepi na região administrativa, na área da 215/315, que se soma a outros 16 em construção, com investimento de quase R$ 92 milhões. Este ano já foram inaugurados o Cepi Sarah Kubitschek, no Sol Nascente, e o Cepi Orquídea do Cerrado, em Ceilândia. Juntos, eles atendem 376 alunos da educação infantil. O Cepi Rosa do Campo é administrado pela Associação Social Renascer, responsável por cuidar de outras creches públicas em Santa Maria.