12/12/22 às 12h50 - Atualizado em 12/12/22 às 12h50

Nova linha de transmissão da subestação de energia elétrica para o Polo JK/Santa Maria está em fase de conclusão

As obras de infraestrutura e urbanização do Polo JK, Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) localizada em Santa Maria, estão a todo vapor. Na última quarta-feira, (07/12), foi feito 100%  da instalação da última etapa do cabeamento para inauguração da nova linha de transmissão da subestação de energia elétrica para o Polo JK/Santa Maria, todos os postes foram içados e instalados. A obra, capitaneada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico faz parte dos mais de 43 milhões que estão sendo investidos pelo Governo do Distrito Federal, através do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Ao todo, são 10 quilômetros de obras na linha de transmissão com capacidade de tensão 138KV, suficiente para reforçar o fornecimento de energia elétrica com qualidade para Santa Maria e núcleos rurais. O prazo final de entrega e conclusão da linha está previsto para o fim de janeiro. “Esta obra é uma solicitação antiga. Agora, a região vai poder oferecer 100% de capacidade para atender aos empresários e suas demandas”, destaca a administradora, Marileide Romão.

A região do Polo JK é ocupada por indústrias de grande porte, como farmacêuticas e atacadistas, que abastecem o comércio de todo o DF e de cidades do Entorno. Na área de iluminação, aproximadamente R$ 18 milhões estão sendo investidos. “As melhorias na infraestrutura da ADE vão reduzir custos e aumentar a operacionalidade das empresas que dependiam de geradores de diesel para suprir a falta de energia. É assim que promovemos o desenvolvimento, garantindo a proteção ambiental e fazendo a economia girar”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jesuíno Pereira.

Além da nova linha de transmissão, o Polo JK recebeu outros incentivos para o desenvolvimento econômico das empresas instaladas no local, como praças com projetos paisagísticos, bancos e Pontos de Encontro Comunitário (PEC), 6,8 km de vias pavimentadas e 6,6 km de ciclovia.

“É mais uma grande conquista para Santa Maria. Nossa cidade está em transformação e cada dia mais preza pelo desenvolvimento e melhoria de todos”, afirma, Romão.