8/12/22 às 15h46 - Atualizado em 8/12/22 às 15h47

Santa Maria é uma das regiões com maior melhoria do Índice de Bem-Estar Urbano

Na última terça-feira, (06/12) o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPE-DF) publicou a atualização do Índice de Bem-Estar Urbano para o Distrito Federal (IBEU-DF). De acordo com a pesquisa, que avalia as condições de bem-estar oferecidas aos cidadãos residentes no território urbano do Distrito Federal, a cidade de Santa Maria teve um aumento da percepção de bem-estar urbano de 26%.

A atualização do índice — que é uma adaptação do desenvolvido no âmbito do Observatório das Metrópoles — foi elaborada a partir dos dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2021.

Ao fornecer dados referenciados e localizados sobre aspectos relevantes do território do Distrito Federal, o IBEU-DF se caracteriza como uma importante ferramenta para o planejamento e implementação de políticas públicas adequadas nas cinco dimensões contempladas e outras questões intersetoriais, visando a melhor disponibilidade dos recursos que promovem o bem-estar urbano.

Na mensuração do índice, “bem-estar” está vinculado a um conjunto de condições de vida que uma região deve proporcionar às pessoas, incluindo tanto bens e serviços disponibilizados pelo Estado quanto acessados pelo consumo via mercado, considerando que, apesar de ser experimentado individualmente, a concepção de bem-estar está centrada nos aspectos coletivos.

*Com informações do Correio Braziliense

Vamos comemorar e espalhar essa notícia?!