24 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/06/23 às 17h17 - Atualizado em 5/06/23 às 17h17

No dia Mundial do Meio Ambiente, Santa Maria comemora!!!

COMPARTILHAR

Concluída a instalação do portal e, autorizados a instalação de Iluminação de led e o cercamento no Parque Ecológico de Santa Maria.

O projeto do portal foi doado pelo arquiteto Ramires Silva Soares, morador da cidade há 32 anos, apresentado pela Administração Regional de Santa Maria e executado a partir de acordo de compensação ambiental.

O espaço verde foi criado pela lei nº 2.044/1998 sendo revitalizado e entregue a população em 2021 e, atualmente, conta com parque infantil, ponto de encontro comunitário (PEC), quadras de areia e poliesportiva, pergolado ao ar livre, mesas com bancos de concreto e pista de cooper. Um espaço de lazer, equipado com segurança e conforto para a comunidade.

O Parque Ecológico de Santa Maria é uma reserva que possui atributos ambientais sensíveis como campos de murundus, vegetação típica do Cerrado facilmente inundável na época das chuvas. Por essa razão, o Plano de Manejo da unidade visou garantir o uso do espaço sem causar prejuízos à biodiversidade.
Toda essa trajetória da transformação desse espaço se deu pelo empenho do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha que contou com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal – (Terracap), do Instituto Brasília Ambiental – (IBRAM), da deputada distrital Jaqueline Silva, que desde o início do seu primeiro, mandato pegou pra si o desafio, entre eles a execução do Plano de Manejo, e também destinou recursos para a obra.

Agora com o portal, e todos os equipamentos públicos em pleno funcionamento, as caminhadas nas manhãs e fins de tarde, os piqueniques de final de semana e os passeios e brincadeiras das crianças no parquinho ficaram muito mais prazerosos.

Os próximos passos para que esse espaço fique cada vez melhor serão: a instalação da iluminação de led que já está autorizada e a obra será executada pela Companhia Energética de Brasília – CEB e também o cercamento do Parque que o Governador Ibaneis Rocha assinou a Ordem de Serviço em solenidade na última sexta-feira (2) em sua visita a Santa Maria. Essas futuras obras contam também com valor de emenda parlamentar destinado pela deputada distrital Jaqueline Silva, como parte do recurso para execução.

Mapa do site Dúvidas frequentes