Nesta quarta-feira (06), foi lançado o tão aguardado Sistema Produtor Corumbá IV, que é um conjunto de obras para captação de água no reservatório de Corumbá IV e distribuição para cidades do Distrito Federal e Goiás.
A nova Estação vai levar água potável a aproximadamente 1,3 milhão de pessoas moradores do DF e Entorno. Só em Santa Maria, serão ao menos 115 mil habitantes beneficiados. A obra também atende diretamente moradores das cidades do Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II.
Foram investidos R$ 500 milhões na obra, valores necessários para que o DF não volte a viver tempos de racionamento, como o atravessado por um período de dois anos entre 2017 e 2018.
O sistema é uma parceria entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Companhia Saneamento de Goiás (Saneago). Segundo o GDF, o objetivo é suprir a "necessidade de adoção de novos mananciais de abastecimento de água para o DF, diante do crescimento da população".
Para o governador Ibaneis Rocha, a obra representa o desenvolvimento de uma região em constante crescimento. “O DF passou por uma grande crise hídrica, todos se recordam, e o que nós tínhamos naquele tempo era só promessa. Disse à minha equipe que não quero ser o governador que vai entregar a obra sem a água, eu quero a água lá dentro. E agora, juntos, Distrito Federal e Goiás, conseguimos entregar essa obra. Estamos dando o que a população merece: saneamento e água de qualidade”, afirma.
Quando assumiram o governo no DF e em Goiás, Ibaneis Rocha e Ronaldo Caiado encontraram a obra com 56% de execução. Juntas, as unidades da federação aceleraram os trabalhos para que ela fosse entregue com água para a população.
“É um dia de alegria hoje. Fizemos os 44% restantes da obra. Eu sempre digo que só entrego obra completa. E essa é uma obra maiúscula, que traz segurança hídrica”, complementa o chefe do Executivo goiano.
A Administradora Regional de Santa Maria, Marileide Romão, também comemorou a entrega dessa importante obra: “Sabemos que esse sistema de água é um desejo antigo que passou por muitas gestões. E a conclusão se deu justamente por causa do empenho do governador Ibaneis em solucionar essa questão hídrica. Registramos nosso agradecimento especial ao GDF”.
*Com informações da Agência Brasília
Administração Regional de Santa Maria
Quadra Central 01. Conjunto "H" Lote 01 CEP: 72.535-080
BRASÍLIA - DF