06 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
24/03/22 às 10h58 - Atualizado em 24/03/22 às 10h58

Administração de Santa Maria busca a criação de um CREAS na cidade

COMPARTILHAR

Não restam dúvidas de que a pandemia causou mortes e gerou consequências irreparáveis para muitas famílias. Houve um aumento expressivo de pessoas em situação de vulnerabilidade e pobreza. Em Santa Maria, não foi diferente.

A fim de ampliar o atendimento especializado e oferecer acolhimento a esses cidadãos, a Administração Regional de Santa Maria tem dialogado com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) para criar um Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS na cidade.

As tratativas para consolidar o projeto têm avançado. Na última semana, a administradora Marileide Romão e a gerente de Políticas Sociais da Administração, Jaqueline Lima, estiveram reunidas com o gerente no CREAS do Gama, Felipe Avezedo, e com representantes do Conselho Tutelar – Lívia e do Conselho de Saúde – Teresinha, para analisar um possível espaço provisório para um CREAS em Santa Maria. O local sugerido pela Administração foi o antigo Conselho Tutelar Norte, que poderá passar por reformas. Se houver a confirmação da SEDES, a expectativa é de que o CREAS comece a funcionar ainda neste semestre.

“Nós solicitamos via ofício à Terracap uma área na Quadra 104 para construir o CREAS. Também aguardamos uma sinalização positiva da SEDES. Estamos confiantes de que esta demanda será atendida”, disse Marileide.

Essa unidade considerada de alta complexidade recepciona pessoas que estão vivendo situações de violência ou violação de direitos. O CREAS também colabora para fortalecer vínculos familiares e comunitários, disponibiliza informações sobre direitos e viabiliza o acesso a benefícios e programas sociais.

A criação de um CREAS em Santa Maria também faz parte das deliberações da Rede Flor do Cerrado (parceria criada entre a Administração, a comunidade de Santa Maria, Ministério Público, Procuradoria-Geral de Justiça, Corregedoria-Geral, Promotoria de Justiça de Santa Maria, Conselho Tutelar, e as Secretarias de Segurança Pública, Educação, Saúde e Assistência Social).

Mapa do site Dúvidas frequentes