A Administração Regional de Santa Maria esteve na entrega das carteiras nacionais de artesãos e trabalhadores do segmento realizada pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-DF), no Palácio do Buriti.
Presente na cerimônia, a administradora Marileide Romão apoiou a iniciativa e parabenizou o governador Ibaneis Rocha. “Através da Setur, o governador está mais uma vez dando voz a esses trabalhadores que por muitas vezes são esquecidos. Santa Maria tem vários artesãos e trabalhadores informais que sustentam suas famílias com sua arte e essa formalização é fundamental para ele”, elogiou Marileide Romão. Também estiveram presentes a assessora Ana Francisca e a gerente de cultura de Santa Maria, Rosângela Lima.
A Carteira habilita o artesão legalmente e permite que o artesão participe de feiras e eventos no Brasil e no exterior e é um facilitador para os trabalhadores do artesanato. “A carteira é um símbolo de demonstração e reconhecimento pelo que vocês produzem para o Distrito Federal”, declarou o governador Ibaneis Rocha, que propôs a realização de uma exposição das peças dos artesãos na sede do Executivo.
Atualmente, o DF tem registrados cerca de 12,4 mil artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro. Desses, 4.557 com carteiras ativas tiveram um faturamento de R$ 1,7 milhão entre janeiro de 2019 e setembro de 2021. O grupo de profissionais formalizados estimulou a economia criativa do DF em 104 eventos, incluindo rotas comerciais e lojas colaborativas.
Administração Regional de Santa Maria
Quadra Central 01. Conjunto "H" Lote 01 CEP: 72.535-080
BRASÍLIA - DF