ANA LUIZA VINHOTE, DA AGÊNCIA BRASÍLIA I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON
A água da chuva terá destino certo em Santa Maria. As obras de drenagem próximas ao quilômetro 4 da DF-290 – perto do Condomínio Porto Rico – devem ser finalizadas até o próximo mês. 90% da lagoa de detenção, 85% do canal e do túnel estão executados. O método utilizado na construção é o N.A.T.M – New Austrian Tunnelling Method – , mais rápido e seguro.
O objetivo da obra é criar um sistema que suporte a carga das chuvas e evite alagamentos, que prejudicam os 40 mil motoristas que transitam pela região. Com o investimento de R$ 4,7 milhões, o empreendimento gerou 360 empregos diretos e indiretos.
O executor do contrato da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Carlos Vieira, explica que foram construídos quatro dissipadores – estrutura para diminuir a força da água – que caem na lagoa com capacidade para cerca de 40 mil caixas d’água de mil litros cada. Nesta etapa, faltam apenas o plantio de grama e a construção dos muros.
“Um dos problemas é a quantidade de lixo que vem com a chuva. Estava tudo limpinho e tivemos que parar os trabalhos para higienizar de novo. Foram retiradas 79.500 toneladas de lixo”, reclama.
De lá, o líquido escorre para o novo canal com paredes de 3 metros de altura e 2,70 de largura e, em seguida, para o túnel de 57 metros de comprimento, 3,77 metros de altura e 3 de largura. O método N.A.T.M acelerou os procedimentos.
“Escavamos e concretamos ao mesmo tempo, por isso é um procedimento mais rápido e seguro, tanto para os operários quanto para a população”, informa Vieira. A obra é financiada pela Caixa Econômica Federal, uma vez que os recursos para a execução estão vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Pavimentação e Qualificação de vias urbanas no Setor Porto Rico (Santa Maria).
Carlos Roberto Correia, 57 anos, não vê a hora da obra acabar. Motorista de ônibus há cerca de 30 anos, ele passa diariamente pela DF-290. “Quando chove para tudo. Além da água, tem terra e asfalto [placas que se soltam com a força da chuva]”, comenta. “Carro pequeno não passa e o grande, às vezes, também não consegue”, lembra. Para o experiente condutor, a obra será fundamental para a segurança do trânsito no local.
É o que reforça o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho. Segundo o gestor, o crescimento da cidade fez com que o sistema de drenagem das águas pluviais não suportasse o volume chuvas. “A estrutura antiga era muito precária. Agora, estamos ampliando para que haja uma contenção maior”, explica.
Diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF), Fauzi Nacfur, destaca a importância da obra para a população da região. “Por ali eram comuns os alagamentos durante os períodos chuvosos, que sofriam com o transbordo e deslizamentos de terra na região. Agora, os condutores que trafegam por essa via terão muito mais segurança”, ressalta.
Administração Regional de Santa Maria
Quadra Central 01. Conjunto "H" Lote 01 CEP: 72.535-080
BRASÍLIA - DF