18 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
27/09/19 às 16h40 - Atualizado em 27/09/19 às 16h41

Fórum Autonomia Econômica e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher idealizado pela WDN Brazil

O 3º Fórum Autonomia Econômica e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher idealizado pela WDN Brazil acontecerá no próximo dia 28/9, no auditório da Administração Regional de Santa Maria.
8 entidades de Santa Maria que trabalham em prol do empoderamento da Mulher serão homenageadas.
Conheça o excelente trabalho realizado pela Associação de Mulheres Vencedoras de Santa Maria.

A Women’s Democracy Network – WDN, Capítulo Brasil, em parceria com o Mulheres em Foco do Distrito Federal, está realizando fóruns de Autonomia Econômica e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, percorrendo as regiões administrativas do Distrito Federal.

O tema reveste-se de importância considerando as informações sobre o Distrito Federal, divulgadas pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), cuja fonte de dados foi a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), 2015 e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (PNAD), 2017 (IBGE), que apontam:

· 32,5% das mulheres chefes de famílias monoparentais não possuem ocupação econômica;
· 50,0% das mulheres chefes de famílias monoparentais do DF recebiam em seu trabalho principal até um salário mínimo;
· 50% das famílias monoparentais do DF chefiadas por mulheres negras viviam em 2015 com renda per capita inferior a R$ 392,14;
· As mulheres gastam 6 horas a mais em trabalhos domésticos e cuidados de pessoas que os homens;
· Somando as horas dedicadas ao trabalho doméstico com as horas trabalhadas, as mulheres trabalham, em média, 3h a mais por semana que os homens.
O Fórum, que já foi realizado nas cidades de Ceilândia e Guará, no mês de setembro acontecerá em Santa Maria, outubro em Planaltina e em novembro no Gama, tem como objetivo debater sobre a importância da autonomia econômica para pôr fim à violência doméstica e familiar, bem como, socializar boas práticas.

Durante o Fórum, a WDN Brazil homenageará as entidades locais que desenvolvam relevantes serviços em prol da autonomia econômica e do enfrentamento a violência contra a mulher.


QUEM SOMOS:

A Women’s Democracy Network – WDN (www.wdn.org), com sede em Washington, é uma organização que acredita que uma democracia plena e robusta depende da participação igualitária das mulheres e as capacita em todo o mundo para participar do processo político, potencializando as habilidades necessárias para que assumam papéis de liderança no governo, partidos políticos e sociedade civil.

O Mulheres em Foco do Distrito Federal, é um canal de comunicação que apoia e oferece visibilidade ao trabalho de lideranças femininas em diversas cidades do Distrito Federal, além de acompanhar e apoiar mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros